domingo, 28 de novembro de 2010

Sequência Didática - Filme Avatar


Área de Conhecimento: História

Turma: 5° ano

Conteúdo: A chegada dos portugueses

Objetivo: analisar os motivos que trouxeram os portugueses às terras hoje chamada Brasil e quais foram os sentimentos e a receptividade dos índios. Comparar cenas e personagens do filme Avatar com fatos e personagens da história da chegada doa portugueses.

Sequência Didática
            1ª Etapa
Conversar com as crianças sobre como e por que os portugueses chegaram ao Brasil. Fazer um levantamento prévio dos seus conhecimentos e de seus questionamentos referente ao assunto. Perguntar se eles acham que realmente os portugueses pararam aqui no Brasil “sem querer” ou se era por alguma motivação já existente? Explicar a eles que os portugueses já desconfiavam que haviam terras pra cá e que por medo de outros países encontrar primeiro e eles perderem território, resolveram mudar um pouco o percurso das Índias. Ao chegar, apesar do medo inicial dos primitivos, foram bem recebidos pelos indígenas e por conta da sua ingenuidade, os portugueses aproveitaram para explorar, usando de algumas pessoas para ganhar a confiança dos nativos. Conversar também sobre quais foram os sentimentos dos indígenas quando perceberam que eles estavam sendo enganados e que os portugueses só estavam mesmo era interessado que eles entregassem suas riquezas, será que eles ficaram contentes? Será que os índios ficaram satisfeitos em ver seu povo sendo dizimado e sua terra sendo destruída? E será que nós ficaríamos felizes se isso acontecesse conosco? E assim, levar às crianças a compreenderem a importância de respeitar a cultura e o espaço do outro.

            2ª Etapa
Passar o filme Avatar para que eles possam comparar os fatos e personagens do filme com a história da chegada dos portugueses vista em sala anteriormente. Porém, antes de iniciar o filme, solicitar que as crianças tenham esse olhar diferenciado durante o filme e que eles estejam sensíveis a perceber essas semelhanças e diferenças entre o filme e a história da nossa terra. Com cautela e nos momentos pertinentes fazer pausas para diálogos e discussões entre o que estamos assistindo e o que foi visto durante a aula.

            3ª Etapa
Após assistir ao filme, abrir espaço para debate e levantar comparações com semelhanças e diferenças entre os filme e a história da chegada dos portugueses. Fazer anotações em uma cartolina das falas das crianças e assim elaborar um quadro comparativo com as sugestões que surgirem na aula.

            4ª Etapa
Dividir a classe em grupos e cada grupo elaborará, com orientação e auxílio do professor, uma “mini aula”, onde eles estarão explicando o assunto e o filme para o restante da classe. Eles poderão usar diversos recursos como Data Show, cartazes, etc. Com data previamente combinada entre a turma, eles irão apresentar a construção dos trabalhos.

            5ª Etapa
Os grupos irão apresentar e expor dos trabalhos realizados na data previamente combinada. Após as apresentações, solicitar alguns alunos dos outros grupos para fazer uma análise do que seus colegas apresentaram, o que eles acharam, o que eles aprenderam e entenderam durante a apresentação.

Avaliação: analisar a participação da turma nos momentos do diálogo, o comportamento e a compreensão durante o filme. Perceber se houve entendimento da classe referente ao tema da chegada dos portugueses e se eles conseguiram estabelecer a comparação entre o filme e o conteúdo trabalhado em sala. Observar a participação de todos dos grupos quanto à construção e elaboração da mini aula e o domínio e clareza dos conteúdos na hora da apresentação. Observar também se o restante da turma prestou atenção à apresentação de seus colegas e se eles conseguiram compreender o que foi exposto.

Recursos: Data Show, televisão, aparelho de DVD, DVD do filme Avatar, cartolina, piloto, fita adesiva.

Segue abaixo o trailer do filme Avatar, que será exposto pra turma.

Obs: o trailer está legendado, mas para melhor compreensão da turma, o filme exibido será dublado.


Um comentário:

  1. Prezada Rosane:

    Fiquei muito feliz por você ter assumido o desafio de fazer o seu Blog com as descobertas realizadas, relacionadas à educação. Parabéns pelas escolhas dos vídeos e dos softwares. O Blog está angelical, com a cor que identifica a sua personalidade.
    Você precisa fazer a revisão gramatical dos textos publicados, afinal, muitas pessoas terão acesso aos conteúdos postados por você e este cuidado é necessário. Esta ação é urgente!
    As sugestões que você nos traz são valiosas, a seqüência didática está bem interessante. Se conseguir inserir imagens sugestivas deixará o Blog mais lúdico. Precisa rever a forma de indicar o conteúdo, não deve vir precedido de verbo no infinitivo e precisa contemplar o conceito, procedimento e atitude..

    A carta de boas vindas é um mimo!
    Parabéns pelo olhar aguçado e desejoso de fazer o melhor para ajudar a comunidade acadêmica a pensar a educação de outro lugar, utilizando as novas tecnologias como alternativas pedagógicas.


    Um abraço,
    Profa. Gal Moura

    ResponderExcluir