sábado, 27 de novembro de 2010

Sequência Didática - Jogos Educativos


Área do Conhecimento: Ciências

Turma: 3° ano

Conteúdo: Partes de uma planta e fotossíntese das plantas.

Objetivo: Compreender o processo de fotossíntese de uma planta e as suas partes, analisando cada etapa presente nesse processo e reconhecendo a importância do respeito e cuido que devemos ter com as plantas.

Sequência Didática:
v                     1ª Etapa
Levar à sala de aula uma planta de verdade e na Roda de Conversa perguntar aos alunos quais são as partes da planta e a partir dos conhecimentos prévios deles falar sobre como uma planta é germinada, quais são as funções de cada parte e qual a importância dos vegetais para os seres vivos e para o equilíbrio da natureza. Ao falar sobre as partes da planta, dar um enfoque maior às folhas, pois é lá o local onde é realizada a fotossíntese (tema da aula). Em seguida permitir que cada criança, com os devidos cuidados, pegue na planta para que eles possam sentir e experimentar cada parte. E de acordo aonde eles vão tocando é importante solicitar que eles falem qual parte eles estão pegando e qual a sua função (já que havia sido previamente explicado pela professora). Mostrar às crianças imagens das partes das plantas (separadamente), perguntando quem se lembra qual o nome e suas determinadas funções. Caso haja dúvidas na turma ou troca de informações é importante ratificar o que foi trabalhado com a classe, pegando as imagens de cada parte e trabalhando novamente. Depois eles montarão um cartaz com as informações necessárias (cada parte com sua função). A turma será dividida em grupos e cada grupo receberá fichas diversas com figura, nome das partes e função e terão que montar (com o auxilio da professora) um quadro contendo as informações corretas.

  2° Etapa
Levar novamente a planta para a sala e perguntar à turma: qual a cor das folhas e às vezes do caule das plantas? Certamente eles responderão que é verde e então vem outra pergunta: por que vocês acham que as folhas das plantas são verdes? O que faz com que elas tenham essa coloração? E explorar bem suas opiniões e questionamentos. Em seguida explicar a turma que a planta tem uma pigmentação verde por causa da clorofila (substância que confere a cor verde às plantas). Questionar à turma como eles acham que as plantas se alimentam e novamente explorar seus conhecimentos prévios e seus questionamentos. Explicar às crianças por meio de imagens que a planta produz seu próprio alimento por um processo chamado fotossíntese (processo realizado pelas plantas para a produção de energia necessária para a sua sobrevivência). Falar a eles sobre a importância para todos os seres vivos o processo de fotossíntese da planta, pois quando ela está se alimentando, ela libera para a natureza gás oxigênio, que é responsável pela nossa respiração, ou seja, sem as plantas nós teríamos uma grande quantidade de gás carbônico no ambiente e poderíamos morrer. Utilizar às imagens para trabalhar também as etapas da fotossíntese. Para eles compreenderem a importância da luz para a fotossíntese, vamos levantar a seguinte questão: o que aconteceria se uma planta fosse criada sem a luz do sol, será que ela seria verdinha assim? Será que ela conseguiria produzir seu próprio alimento? Levar à turma a perceber que a planta precisa da luz para realizar seu próprio alimento e para dar a pigmentação verde. Fazer junto com a turma uma experiência em que eles irão plantar duas sementes, uma ficará em um local arejado, recebendo a luz e o calor do Sol diariamente e a outra ficará dentro de um local fechado, onde não há a entrada da luz ou do calor do Sol. Quando essas plantas crescerem eles irão comparar e analisar as semelhanças e diferenças entre as duas plantinhas.

3° Etapa
Depois de alguns dias e as plantinhas já terem nascido, fazer uma comparação junto com a turma da evolução de cada uma delas. Observar qual a cor da planta que recebeu luz e calor do Sol e qual a cor da que ficou no local escuro e abafado. Será que elas cresceram do mesmo jeito? E orientar os alunos a perceberem as semelhanças e diferenças entre elas duas. Certamente a planta que crescer com luz e calor do Sol terá coloração verde e a que crescer privada disso não terá, já que o elemento principal da clorofila é a luz solar. Com o auxílio da professora eles irão elaborar no caderno um quadro comparativo sobre a experiência feita em sala.


  • Agora que aprendemos sobre as plantas e sua alimentação vamos testar nosso conhecimento respondendo ao Fotossíntese Quiz.

 Para aprender e se divertir: http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/fotossintese-quiz.html


Avaliação: Analisar e registrar a participação e o comportamento das crianças na roda de conversa, no decorrer da construção do conhecimento. Observar se a turma conseguiu compreender quais são as partes de uma planta e quais são suas funções, qual a importância da clorofila e da fotossíntese para as plantas e para todos os seres vivos. Incentivá-los a fazer uma autoavaliação por meio do Quis da Fotossíntese.

Recursos: uma planta natural, cartolina branca (3), figuras de partes de 3 plantas (para a elaboração dos cartazes), fichas com os nomes das partes da planta e das funções de cada parte, cola, régua, piloto, copo descartável (mínimo 2), sementes de feijão, terra vegetal, imagens do processo da fotossíntese.

Um comentário: